quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O poder da organização

Eu não sou organizada. Eu tento. Mas meus dias nunca saem como planejados, eu faço o que não estava nos planos e adio o que estava marcado há uma semana. Sou dessas. Mas às vezes sou ridiculamente virginiana. Metódica. Precisa. Chata. Muito chata. TOC. Se a linha estiver torta eu não durmo. Enfim, vamos ao que interessa. Fez a lista de compras? Não sabe o que fazer com tanta coisa nova? Muita calma nessa hora. Titia Cacau vai te ajudar:

  • Batata doce e inhame: Lave, deixe de molho (inteiro e com casca) por pelo menos 8 horas. No caso do inhame, descasque, corte em fatias e cozinhe só até ficar macio. Não pode ser muito molenga. A batata doce eu gosto de cortar em fatias grossas e cozinhar no vapor, com casca. Uso uma panela grande, 1/3 da capacidade de água e algumas gotas de limão pra panela não ficar escura. Coloco uma peneira de metal em cima e tampo pra prender o vapor. Depois, divida em porções que sejam adequadas pra vc (eu uso saquinhos para freezer) e se for consumir em até 5 dias, deixa na geladeira. Mais do que isso, congela. 
  • Brócolis, couve-flor, cenoura, beterraba, chuchu. abobrinha: Lava bem, corta em pedaços uniformes pra que todos cozinhem por igual. Eu gosto de fazer tudo no vapor. Deixa a panela fervendo e só vai colocando os alimentos ali. Também prefiro que eles fiquem bem crocantes, mas vc pode ir experimentando e ver qual ponto de cozimento prefere. Aconselho fortemente a cozinhar o mínimo possível. Conserva melhor o alimento e seus nutrientes. Pra armazenar, vale a mesma dica das batatas. 
  • Aipim: Vamos combinar que descascar aipim ninguém merece! Compro daqueles pacotes já prontinhos. Panela de pressão, chiou conta 8 minutos, deixa a pressão sair, checa se está molinho e pronto. 
  • Folhas: Se vc curte suco verde, pode começar a pensar em dar uma variada nas folhas. Mas se ainda tem apeguinho na couve, no meu instagram eu contei como faço pra conservar melhor. É só lavar, secar, dobrar fofinha assim e congelar. Aproveitando o assunto suco verde, também congelo o abacaxi em cubos junto com as folhas de hortelã. Para as demais (alface, rúcula, espinafre, acelga, mostarda, seja feliz explorando novos sabores) é só lavar, deixar escorrendo (eu uso um pano de prato limpo) tirar todo o excesso de água e colocar num pote que tenha uma tampa bem boa ou cobrir com filme plástico. Se não tiver excesso de agua e ficar bem vedado, dura uma semana tranquilamente. 
  • Carnes: Eu prefiro deixar tudo pré organizado e fazer as carnes na hora. Mas isso é uma questão bem pessoal. Algumas coisas que eu sempre tenho já prontas e porcionadas são: frango desfiado, carne moída basicona (refogada só com cebola, alho, sal e pimenta), molho de tomate e hambúrguer congelado. Ahhhh e tem o hamburger né? Super prático! Compro acém moído, peço pra moer duas vezes, faço o formato de hambúrguer, embalo em filme plástico e congelo. Fica assim. Sem sal, nem tempero. Na hora de preparar, frigideira antiaderente bem quente, untada com óleo de coco, sal e pimenta por cima e prontinho. DO freezer direto pra panela. 
  • Gosto também de ter sempre uma sopinha congelada. No instagram também tem várias receitinhas. Faz a sua preferida, e na hora daquele fome desesperadora quando vc não tem tempo nem energia pra nada, descongela uma sopinha enquanto toma banho. Ou leva congelada mesmo pro trabalho. Na hora do almoço é só aquecer. 
  • Ovos: Como ovo todos os dias. E costumo deixar pelo menos alguns sempre cozidos na geladeira. As vezes preciso sair de casa com pressa e não preparei nada, pego um potinho, coloco dois ovos, umas castanhas e um damasco. Pronto! já tenho um super lanche na mão. Essa jantinha saiu assim: cortei uma abobrinha em fatias, joguei azeite e sal, forno bem quente até ficar linda. Ovos cozidos e uma azeitona pra dar uma graça. Exige zero habilidade na cozinha e apenas 5 minutos de preparo.Vc pode colocar praticamente qualquer legume no forno com azeite que dá certo. Os mais firmes, tipo cenoura, beterraba e afins, é legal embrulhar em papel alumínio. 

Eu espero que essas dicas tenham ajudado vc a tomar coragem e se jogar nessa aventura do mundo moderno: 30 dias apenas com comida de verdade! 

Boa jornada!

Cacau

Um comentário:

  1. Adorei as dicas. Algumas até já estou acostumada. A cenoura assada na Air fryer é deliciosa. Só com sal, Pimenta e azeite. Os legumes que estão na geladeira eu costumo refogar com cebola, alho, sal e pimenta. O que tiver na geladeira vai para panela. Segredinho master, ALHO PORÓ.

    ResponderExcluir