sábado, 1 de outubro de 2016

Whole30 Experiment - Dia 1

   Há muitos anos li um livro chamado Sugar Blues. Na época só tinha em inglês, ninguém ainda falava muito disso e eu fiquei chocada. Principalmente por sacar que eu sempre fui viciada em açúcar.
  Acho que a pior coisa de quando vc tem um vício, é não admitir. Ao insistir na negação, você acaba por não procurar ajuda. o vício em açúcar é tão ou mais poderoso que qualquer outra substância.
  Daí que ao  longo dos anos fui lendo cada vez mais, e fazendo algumas substituições e até eliminando o açúcar em muitos casos. Parei de comprar açúcar branco e passei a usar apenas mascavo, mel, melado orgânico e quando possível adoçava certas preparações com pure de frutas (tâmara, damasco, maçã) ou suco de fruta (maçã, uva). Do café, cortei totalmente e até hoje me pergunto como eu pude tomar café adoçado. Se sinto cheiro de café adoçado me dá náuseas. Claro que foi um processo, tive que me acostumar, mas ao menos pra mim, foi uma das melhores coisas que fiz.
   Mas acredito que a gente vai dando um passo de cada vez em direção aquilo que almeja, e a cada passo a gente enxerga uma coisinha a mais que lá no início do caminho ainda não dava pra ver. Essa coisinha é quele detalhe que a ciência explica: no nosso corpo, glicose é glicose. Não importa se a fonte de glicose seja carboidrato simples, mel, banana ou sorvete. É claro que de um modo geral, é muito mais saudável comer uma banana com mel do que sorvete com calda. Mas quando seu corpo começa a dar sinais de que você está exagerando no açúcar, vai tudo pra mesma conta. Seja banana ou brigadeiro. É tudo glicose em excesso circulando no corpo.
   Minhas amigas me chamaram pra participar do desafio Whole30. Se vc não sabe do que se trata, clique aqui. Basicamente, o programa consiste em 30 dias sem açúcar, sem grãos, sem refinados, sem farinhas, laticínios e industrializados.
   De tudo o que mais me assusta é abrir mão dos doces. Ao mesmo tempo chega a ser ridículo eu saber que uma vida plena e saudável está ao meu alcance e eu fico dizendo que não consigo. Tem gente em cadeira de rodas jogando basquete, cegos andando sozinhos na rua,
   Enfim, o desafio começa hoje. Criamos um grupo no WhatsApp para compartilharmos nossas experiências. Fizemos pesagens e tiramos fotos. Vou registrar nossa experiência aqui. Mas já vou avisando, isso não é um daqueles espaços mega motivacionais com gente que segue tudo à risca. Vou contar minha experiência de verdade, as dificuldades, o bom e o ruim. E no caminho, algumas receitinhas permitidas no programa.

Pra começar, Lasanha de berinjela. Tudo permitido. E deliciosa:


  • Refogue a carne moída e tempere à gosto (a minha coloco em fogo baixo, sem nada na panela. Ela começa a soltar água. Coloco cebola e alho, shoyo e pimenta do reino, tomilho fresco. Também gosto de usar páprica defumada pra dar uma corzinha. Aumento o fogo e vou mexendo com uma colher de pau pra desfazer os grumos da carne. A água seca e eu deixo dar uma fritadinha pra ficar com uma cor bonita. Eu faço isso uma vez a cada 15 dias e deixo sempre congelado em porções). Prepare um molho de tomate (o meu, uso uns 5 tomates picadinhos e dois batidos no liqui. Refogo alho no azeite, acrescento os tomates, manjericão fresco, fogo baixo até reduzir e ficar vermelhinho. Geralmente uso açúcar mascavo pra reduzir a acidez, mas açúcar tá proibido, então pra vencer a acidez (se houver) bata uma tâmara junto com os tomates ou acrescente meia cenoura ralada bem fininha ao molho. Para a berinjela, corte no sentido do comprimento fatias de aproximadamente 1cm. Pincele com azeite dos dois lados (sem exageros pra nao ficar oleoso!) e doure dos dois lados em uma frigideira antiaderente. Agora é só montar: Camadas de berinjela, carne moída, molho de tomate. Finalize com molho. Se quiser, pode fazer no dia anterior, cobrir com papel alumínio e deixar na geladeira. Daí é só colocar no forno antes de servir. Fica ainda melhor no dia seguinte. AAAAhhhhh e sem queijo, please! hahahah Foi mal, mas essa foto foi da lasanha da semana passada.Vou trocar a foto assim que fizer a dessa semana.  
(Obs: Tenho alguns posts programados com receitas antigas e que não fazem parte do programa Whole30)



Nenhum comentário:

Postar um comentário