segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Whole30 Experiment - Dia 31

Costumo deixar as publicações já programadas e por isso durante todo o mês de Outubro ainda não havia comentado sobre o Whole30.

Hoje consegui parar pra escrever e contar como foi.

Minhas amigas compraram o livro e eu até hoje ainda não li. Tô na fila do empréstimo hehehe. Masssss eu recomendo fortemente! Muitas dicas e regras que não tem no site. Se vc pode ler em inglês, o site gringo é bem mais completo que em português.
Agora, vamos lá:

Alguns posts atrás eu contei sobre as expectativas sobre parar de consumir açúcar. A bem da verdade é que comecei achando que não conseguiria. NUNCA fiquei tanto tempo sem comer doces. No domingo antes de começar a dieta, fiz as compras da semana, cheguei em casa e fiquei umas duas horas na cozinha. Cozinhei batata baroa e batata doce no vapor, e também brócolis e couve-flor. Planejei uma carne diferente para cada dia da semana, e um acompanhamento diferente pra cada dia. Mas calculei mal, pq era almoço e janta. Enfim, deixar tudo pronto fez toooooda diferença. As vezes eu chegava morta de fome e desejando pizza. Mas a comida prontinha, só precisando esquentar, te ajuda na hora de fazer a decisão certa. Você pode conferir algumas receitinhas e fotos do cardápio lá no meu instagram . Ficamos numa boa com relação ao menu da primeira semana, mas eu deseja doce todo santo dia. Nessa hora foi super importante estar rodeada de pessoas que estavam na mesma vibe que eu. As amigas do grupo do zapzap que criamos para essa finalidade, diariamente me incentivavam e me ajudaram a passar por isso. Lá pelo décimo dia, os sintomas iniciais (intestino desregulado, mini espinhas no rosto e nas costas, irritação, desânimo) começaram a diminuir.
   Do décimo primeiro dia em diante é que as coisas começaram mesmo a mudar. Nos eventos sociais ao invés de me sentir irritada e excluída por não poder comer nada, eu estava feliz e confiante. Quando alguém dizia "mas então come o que?" eu respondia feliz e super cheia de segurança como aquela escolha estava me fazendo bem. Foi nesse momento que eu me pesei e tomei um susto! Menos 2.5kg. Marido bateu menos 3kg. Foi o gás que eu precisava pra continuar.
   Aos poucos fui lendo mais a respeito, entendendo melhor o efeito de certos alimentos no meu corpo, vivendo na prática que a tal "modinha" de evitar glúten e lactose não era modinha pra mim. Desinchei muito, parei de ter refluxo, o intestino ficou regulado e aquela fome descontrolada desapareceu.
   Percebi que estava comendo muitooooo carboidrato, poucas gorduras saudáveis e ficava presa em uma lista bem restrita de alguns alimentos.
   Aos poucos outras amigas foram aderindo ao nosso projeto, os maridos entraram na onda, passamos a compartilhar receitinhas, dicas, truques pra variar o cardápio tendo uma rotina corrida,.. E sem perceber chegamos aqui. Um mês sem trigo, sem leite, sem grãos, sem leguminosas e sem nenhum tipo de açúcar, nem adoçantes e ZERO industrializados. Parece bem restritiva a principio, mas na verdade o que parecia uma prisão, era na verdade liberdade.
   A gente nem se dá conta do quanto somos reféns da industria e como nossa alimentação fica restringida a três ingredientes: trigo, leite e soja. Praticamente TODOS os alimentos industrializados tem um ou todos esses três, Se não, tem açúcar. E é engraçado como as pessoas só pensam: Se não pode trigo, o que eu vou comer? Mas ninguém se questiona: Hummm tudo o que eu como tem glúten. Isso não está certo.
   O experimento seguindo o programa Whole30 me trouxe essa consciência. Claro que até hoje eu ainda sinto vontade de comer um brigadeiro. E provavelmente eu coma em algum momento. Mas hoje, eu penso que eu não preciso. Pq eu não quero passar mal dois dias por causa de um docinho que me deu 5 minutos de prazer. E quando eu como 1, quero comer mais 27. E eu não quero isso.
   Resumidamente: Aprendi a diferenciar fome de vontade de comer, reduzi os carboidratos e meu corpo está respondendo muito bem, não tenho mais aqueles ataques de fome pouco tempo depois de comer, todas as minhas roupas estão largas e eu me sinto no controle de tudo. Estou feliz, muito feliz. Eu consegui!!!
   E eu tinha planejado comer minha sobremesa favorita hoje. Mas eu decidi ficar mais 36 dias seguindo o programa. Principalmente porque sinto que segui um programa com sucesso, mas não mudei o hábito com relação ao açúcar. Eu não quero planejar comer um doce no off da dieta. Eu não quero mais fazer dieta e nem fazer off. Quero levar uma vida saudável. comer o que me faz bem e tomar a decisão certa pra mim quando estiver em uma festinha, por exemplo. No próximo mês, eu conto um pouco mais. Até lá!    

Um comentário:

  1. CACAU EDTOU ESTOU EM UMA DIETA PARECIDA... PORÉM ESTOU ME INTERESSANDO POR ESSE SEU PROGRAMA... COMECEI A LER APÓS SUAS POSTAGENS... QUEM SABE ENTRO NESSA TAMBÉM... ME PREPARANDO ������

    ResponderExcluir